Coordenação

Bruna Muriel Huertas Fuscaldo
Coordenadora Adjunta
Professora Adjunta do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC – UFABC . Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo PROLAM-USP (2012-2016), com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Complutense de Madrid (2010) .É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Globalizações e Epistemologias do Sul (GEpiSul), docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFABC (PRI-UFABC), e membra do OPEB – Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil da UFABC.
Lattes
Olympio Barbanti Junior
Coordenador do OPEB
Professor do bacharelado em Relações Internacionais e professor-colaborador do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial (EPM), ambos da UFABC. Doutor em Social Policy and Administration, na London School of Economics and Political Science (1999), mestre em Social Development Planning and Management, University of Wales (1994), bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Fundação Cásper Líbero (1984). Entre 2001 e 2003 realizou estágio de pesquisa em teorias de Conflito e Paz na University of Colorado, Boulder. Possui formação complementar, produção científica e experiência profissional nas áreas de desenvolvimento sustentável, conflitos socioambientais, monitoramento e avalização de projetos de cooperação internacional, e economia política da segurança e da soberania alimentar e nutricional.
LinkedinFacebookLattes
Gilberto Rodrigues
Coordenador Adjunto
Realizou estudos pós-doutorais como Visiting Research Fellow no Center for Latin American and Latino Studies (CLALS), American University, Washington, DC (2017) e como Fulbright Visiting Scholar no Center for Civil and Human Rights (CCHR), University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais, PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais – University for Peace, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos, Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito, PUC-SP (1989). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2. Professor-Adjunto do Bacharelado em Relações Internacionais e Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (UFABC/ACNUR).
LinkedinFacebookLattes
Audrey Andrade Gomes
Monitora voluntária do OPEB
Graduanda em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É monitora voluntária do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB) e integrante da Mostra Ecofalante de Cinema da UFABC. Faz pesquisa em história do Brasil e política externa na América Latina.
LinkedInFacebook
Bruno Fabricio Alcebino da Silva
Monitor do OPEB

Bacharel em Ciências e Humanidades e graduando em Ciências Econômicas e Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É monitor do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB), além de integrante do projeto Utopia e Crítica: Subjetividades, Democracia e Transformação Social. Pesquisa temas relacionados a América Latina, Oriente Médio e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse.

LinkedInFacebookLattes

Especialistas vinculados

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa
Especialista em China

É Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP/UNICAMP/PUC-SP – 2016), com auxílio de bolsa CAPES, Mestre em Ciências Sociais (linha de pesquisa: Relações Internacionais e Desenvolvimento) com auxílio de bolsa FAPESP pela UNESP de Marília (2012) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade (2008). Realiza pesquisas acadêmicas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Política Externa, China e Brasil. É professora adjunta na Universidade Federal do ABC.

LattesFacebook
Antonio Marcos Roseira
Especialista em Relações Brasil-EUA
Docente dos bacharelados em Relações Internacionais (BRI) e Ciências e Humanidades (BCH) da Universidade Federal do ABC. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPG-PRI- UFABC), com atuação na linha de pesquisa em Segurança Internacional e Geopolítica. Possui doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nos campos da docência, pesquisa e extensão, tem privilegiado especialmente os seguintes temas: Geopolítica, Política Internacional, Segurança Internacional, Cooperação e Conflitos, Regionalização e Regionalismo. Atualmente desenvolve pesquisas e orienta trabalhos com foco principal em teorias geopolíticas, política internacional e geopolítica das grandes potências.
FacebookLattes
Celso Amorim
Ex-Ministro de Relações Exteriores do Brasil e Assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República do Brasil

Diplomata brasileiro, ex-ministro da Defesa (2011 – 2015) e das Relações Exteriores (1993 – 1995) e (2002 – 2010) do Brasil e atual assessor especial da Presidência da República (2023 – ). Atualmente é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1965 e, posteriormente, pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria em 1967. Foi professor de Língua Portuguesa do Instituto Rio Branco, professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e foi membro da Área de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Foi indicado, em 7 de outubro de 2009, por David Rothkopf da Revista Foreign Policy ao título “o melhor chanceler do mundo”. 

Diego Araújo Azzi
Especialista em Multilateralismo Econômico e Comercial
Professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2013) com período de estágio sanduíche (2011-2012) na Université Sorbonne Paris I (Panthéon-Sorbonne). Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2007) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP, 2004). Possui formação complementar, produção científica e experiência profissional nas áreas de Sociologia, Relações Internacionais e Mundo do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: democracia, movimentos sociais, sociedade civil, mudança climática e desenvolvimento sustentável.
LinkedinFacebookLattes
Flávio Rocha de Oliveira
Especialista em Políticas de Defesa e Segurança
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Política Internacional, Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Análise de Risco Político.
LinkedinFacebookLattes
Flávio Thales Ribeiro Francisco
Especialista em África

Professor Adjunto do Bacharelado em Ciências Humanas e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Doutor (2014) pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação (2006) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos temas: História dos Estados Unidos, Identidades, manifestações político-culturais transnacionais, Diáspora africana.

LattesFacebook
Igor Fuser
Especialista em Geopolítica da Energia
Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e professor permanente dos cursos de Pós-Graduação em Energia e em Economia Política Mundial, ambos também da UFABC. Doutor em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2011). Mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) (2005). Graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (1982). Reuter Fellow pelo Green College, University of Oxford (Reino Unido)(1992). Pesquisador nas áreas de Política Externa Brasileira, Geopolítica da Energia, Política na América Latina; Política Externa dos EUA; Comunicação Internacional; Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável. Experiência de mais de vinte anos como jornalista especializado em Assuntos Internacionais, exercendo o cargo de editor na Folha de S.Paulo, Veja e Época, entre outras publicações.
LattesFacebook
Ismara Izepe de Souza
Especialista em América Latina
Professora adjunta da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Relações Internacionais, na área Política Externa Brasileira: História e Contemporânea. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora (2009) e mestre (2002) em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi coordenadora do curso de Relações Internacionais (2018-2021) e presidenta da Câmara de Graduação da EPPEN/Campus Osasco (2019-2021). Possui várias publicações e interesse de pesquisa nos seguintes temas: História da Política Externa Brasileira; Política Externa Brasileira Contemporânea; Política Externa e Imprensa; Relações Hispano-Brasileiras; Guerra Civil Espanhola.
Lattes
Gilberto Maringoni
Especialista em América Latina
É professor adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC) e doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006). É também graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1986) e jornalista. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império. É autor de doze livros. Foi candidato a governador de São Paulo pelo PSOL em 2014.
LinkedinFacebookLattes
Giorgio Romano
Especialista em Inserção Econômica, Geopolítica da Energia e China

Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado do Curso de Relações Internacionais (BRI) e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM) e do Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

LinkedinFacebookLattes
Gonzalo Berron
Diretor de Eventos – Friedrich Ebert Stiftung

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil. É Diretor de Projetos da Fundação Friedrich Ebert (Brasil) e Associado do Instituto Transnacional (TNI). Especializou-se em estudos sobre a coletividade na arena transnacional, área na qual atua a partir de seu trabalho na Central Única dos Trabalhadores (2002 – 2007) e na Confederação Sindical Internacional (2007-2012). Sua tese de doutorado se entitula, “Identidades e estratégias sociais na arena transnacional. O caso do movimento social contra o livre comércio nas Américas” (2008).

FacebookLattes
Lucas da Silva Tasquetto
Especialista em Comércio Internacional

Professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutor em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisador visitante no King’s College London (KCL) e pesquisador do Núcleo de Direito Global da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP).

LinkedinFacebookLattes
Mathias Alencastro
Especialista em Economia Política Africana

Pesquisador do International Postdoctoral Program do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Doutor em ciência política pela Universidade de Oxford e mestre em história pela Universidade Paris-Sorbonne. Estuda as relações entre Brasil e África e a economia política das multinacionais em Angola e Moçambique.

Lattes
Mohammed Nadir
Especialista em Oriente Médio, Norte de África e Diplomacia

Professor Visitante na Universidade Federal do ABC. Graduado em história pela Universidade Mohammed V- Rabat-Marrocos, Mestrado em História pela Universidade Coimbra (2004), Doutor em História contemporânea pela Universidade de Coimbra 2014, pós-graduado em Relações Internacionais, Diplomacia e Meios de Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid-Espanha (2007).  Estágio Pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nas áreas do Oriente Médio e Norte de África e as relações com Europa e América Latina. É pesquisador integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto CEAUP-UP. Prémio Calouste Gulbenkian pela Academia Portuguesa de História em 2008

LattesORCIDLinkedIn
Roberta Guimarães Peres
Especialista em Migrações
Socióloga (1999-2004), Mestre (2004-2006) e Doutora (2006-2009) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa do Institute de Recherche pour le Développement (IRD – França) e CNPq. Pós-Doutorado em Demografia (FAPESP). Docente da Universidade Federal do ABC, na área de Políticas Públicas, sub-área Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Coordenadora do Bacharelado em Ciências e Humanidades.
LattesFacebook
Tatitana Berringer
Especialista em EUA e Política Externa Brasileira

Professora do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutora em Ciência Política pela Unicamp e autora do livro “Burguesia Brasileira e a Política Externa nos Governos Lula e Dilma”.

Lattes