Coordenação
Bacharel em Ciências e Humanidades e graduando em Ciências Econômicas e Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É monitor do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB), além de integrante do projeto Utopia e Crítica: Subjetividades, Democracia e Transformação Social. Pesquisa temas relacionados a América Latina, Oriente Médio e Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial Herbert Marcuse.
Especialistas vinculados
É Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP/UNICAMP/PUC-SP – 2016), com auxílio de bolsa CAPES, Mestre em Ciências Sociais (linha de pesquisa: Relações Internacionais e Desenvolvimento) com auxílio de bolsa FAPESP pela UNESP de Marília (2012) e Bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade (2008). Realiza pesquisas acadêmicas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, Sistema Financeiro Internacional, Política Externa, China e Brasil. É professora adjunta na Universidade Federal do ABC.
Diplomata brasileiro, ex-ministro da Defesa (2011 – 2015) e das Relações Exteriores (1993 – 1995) e (2002 – 2010) do Brasil e atual assessor especial da Presidência da República (2023 – ). Atualmente é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formou-se pelo Instituto Rio Branco em 1965 e, posteriormente, pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria em 1967. Foi professor de Língua Portuguesa do Instituto Rio Branco, professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e foi membro da Área de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Foi indicado, em 7 de outubro de 2009, por David Rothkopf da Revista Foreign Policy ao título “o melhor chanceler do mundo”.
Professor Adjunto do Bacharelado em Ciências Humanas e do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Doutor (2014) pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo. Possui mestrado (2010) e graduação (2006) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos temas: História dos Estados Unidos, Identidades, manifestações político-culturais transnacionais, Diáspora africana.
Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado do Curso de Relações Internacionais (BRI) e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM) e do Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil. É Diretor de Projetos da Fundação Friedrich Ebert (Brasil) e Associado do Instituto Transnacional (TNI). Especializou-se em estudos sobre a coletividade na arena transnacional, área na qual atua a partir de seu trabalho na Central Única dos Trabalhadores (2002 – 2007) e na Confederação Sindical Internacional (2007-2012). Sua tese de doutorado se entitula, “Identidades e estratégias sociais na arena transnacional. O caso do movimento social contra o livre comércio nas Américas” (2008).
Professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutor em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisador visitante no King’s College London (KCL) e pesquisador do Núcleo de Direito Global da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP).
Pesquisador do International Postdoctoral Program do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Doutor em ciência política pela Universidade de Oxford e mestre em história pela Universidade Paris-Sorbonne. Estuda as relações entre Brasil e África e a economia política das multinacionais em Angola e Moçambique.
Professor Visitante na Universidade Federal do ABC. Graduado em história pela Universidade Mohammed V- Rabat-Marrocos, Mestrado em História pela Universidade Coimbra (2004), Doutor em História contemporânea pela Universidade de Coimbra 2014, pós-graduado em Relações Internacionais, Diplomacia e Meios de Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid-Espanha (2007). Estágio Pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua principalmente nas áreas do Oriente Médio e Norte de África e as relações com Europa e América Latina. É pesquisador integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto CEAUP-UP. Prémio Calouste Gulbenkian pela Academia Portuguesa de História em 2008