Editorial: Um veículo ágil e rigoroso

Olá. Esta é a nova newsletter do Observatório da Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (OPEB) da UFABC. Damos continuidade à boa experiência lançada no início de 2019 por um grupo de professores e alunos de nosso curso de Relações Internacionais, com o objetivo de acompanhar e analisar de forma sistemática a dinâmica externa do Brasil.

 

As múltiplas mudanças regressivas que o país vem enfrentando desde a posse do governo Jair Bolsonaro têm nas relações exteriores um ponto particularmente sensível. Em poucos meses, o Itamaraty e outros órgãos de Estado buscaram romper uma tradição centenária de nossa diplomacia, plasmada em dez sintéticos pontos do artigo 4º. da Constituição Federal:

 

I – independência nacional; II – prevalência dos direitos humanos; III – autodeterminação dos povos; IV – não-intervenção; V – igualdade entre os Estados; VI – defesa da paz; VII – solução pacífica dos conflitos; VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X – concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

 

A letra da Carta se dilui nos ziguezagues da vida real. Temos agora uma diplomacia em linha com a política ultraliberal do ministério da Economia, que busca desfazer laços históricos com os países vizinhos, tensionar relações comerciais com rebaixados preconceitos ideológicos, romper com posições de liderança assumidas pelo Brasil nas áreas de Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Comércio e tornar nossa inserção global algo que ela nunca foi, submetendo-a caninamente aos desígnios do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

 

Joga-se por terra a marca de nação em desenvolvimento com uma política externa independente, construída a duras penas ao longo de décadas.

 

Nesta newsletter você terá periodicamente uma síntese de nossa produção teórica, baseada em artigos de cunho jornalístico, comentários sobre a produção da mídia internacional na área, textos acadêmicos, dentre outras contribuições. São informações que nem sempre estão facilmente disponíveis ao grande público.

 

Nossa intenção é construir um veículo ágil, atraente e rigoroso metodologicamente.

Esperamos que apreciem.

 

Professores e alunos do OPEB-UFABC

Um comentário sobre “Editorial: Um veículo ágil e rigoroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *